Dieta para Balão

Dieta para Balão

Os balões intragástricos são dispositivos que promovem em média 15% a 20% de perda de peso. São colocados por endoscopia, num procedimento rápido e indolor. Representam um grande auxílio para aqueles pacientes com dificuldade de perder peso.

Atividade física regular e cuidados de dieta são sempre importantes, principalmente após a retirada do balão.

Os cuidados com a dieta começam 24h antes da colocação do balão. Instruímos os pacientes a que façam uma dieta líquida com água, chás, caldos e sucos coados, para diminuir os efeitos de náuseas e desconforto abdominal, logo após o procedimento. Oito horas antes orienta-se jejum.

Após a colocação do balão, assim que o paciente recuperar-se da sedação, orientamos 50 ml de líquidos, ingeridos lentamente, a cada 30 minutos. Assim procede-se por 48 horas.

Serão 10 dias de dieta líquida, seguidos por dois dias de alimentos pastosos e então cinco dias com alimentos cozidos.

Completado este período de quase 20 dias passa-se à uma dieta geral, individual para cada paciente. Evita-se, no entanto, líquidos calóricos, doces, refrigerantes,bebidas alcoólicas e alimentos muito moles e que não exijam mastigação. Tais alimentos prejudicam o resultado do tratamento, por não colaborarem com a sensação de saciedade, tão importante para a redução no volume de calorias ingerido.

eco