PHmetria Esofágica: Para que serve?

PHmetria Esofágica: Para que serve?

A pHmetria esofágica é um dos exames indicados para o diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), principalmente para pacientes que não melhoram com o tratamento clínico ou que tem indicação para a cirurgia.

A DRGE é causada pelo retorno de suco gástrico do estômago para o esôfago, causando sintomas como a azia e a queimação.

Como é o Exame?

O exame é simples e pode ser feito sem a necessidade de preparo especial prévio, a menos que o paciente faça uso de alguns medicamentos, sendo assim cabe ao médico analisar a relação medicamentosa e a possibilidade de suspender o uso antes do procedimento.

No período que antecede o exame, o paciente deve estar seis horas em jejum, não fumar no dia do procedimento, seguir as orientações de dieta para as 24 horas seguintes, que serão fornecidas no ato do exame.

Geralmente, é realizado em ambulatório, com o paciente acordado, com anestesia local (nas narinas e na garganta). Antes da phmetria, se faz necessário a realização de um exame chamado manometria esofágica.

Em seguida, é introduzida a sonda de pHmetria até a visualização do EEI – Esfíncter Esofágico Inferior -, músculo responsável por impedir o retorno do ácido estomacal para o esôfago.

A sonda é ligada a um Holter e permanece no corpo do paciente por cerca de 24 horas, no dia seguinte, o Holter e a sonda são retirados, e o paciente deve preencher um questionário para registrar suas atividades enquanto esteve com a sonda (horário de alimentação, sintomas, horário de sono, tempo em que ficou em pé ou sentado etc.).

Alguma Dúvida? Entre em contato com a Clínica Endoscopia Ecoville e saiba mais!

Colonoscopia e Retossigmoidoscopia: Qual a diferença?

“PHmetria Esofágica: Para que serve?”

Agende sua consulta na Endoscopia Ecoville em Curitiba

Endoscopia Ecoville – Cirurgia Bariátrica
www.endoscopiaecoville.com.br
(41) 3156-0141 | 30289598
(41) 9 9107-6249 | WhatsApp
Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Responsável técnico: Dr. Daniellson Dimbarre (CRM 14077)
Endoscopia (RQE 16791)
Cirurgia do Aparelho Digestivo (RQE 8021)
Cirurgia Geral (RQE 662)

Assuntos Relacionados

Dr. Daniellson Dimbarre

You must be logged in to post a comment