REGANHO DE PESO:

A perda insuficiente de peso ou recidiva de parte do peso após cirurgias bariátricas pode ocorrer em torno de 15% dos casos.

O insucesso mesmo que parcial, deve ser tratado por uma equipe de cirurgia bariátrica, com vários profissionais: psicólogo, nutricionista, endocrinologista e cirurgião/endoscopista.

Alguns métodos endoscópicos têm se mostrado eficazes no alívio do sofrimento e frustração deste insucesso, mesmo após uma cirurgia bariátrica. Entre eles destacam-se a SUTURA ENDOSCÓPICA e o PLASMA DE ARGÔNIO.

O plasma de argônio tem sido empregado em nosso meio há quase 10 anos. É indicado para pacientes de cirurgia de BYPASS ou CAPELLA.

Através de uma endoscopia, com o paciente sedado, aplica-se o LASER DE ARGÔNIO, ao redor da comunicação entre o pequeno estômago e o intestino. Isto promove um fechamento parcial desta comunicação, após cada sessão (em média são feitas 3 a 4 sessões).

Este tratamento não necessita internação e em média o paciente perde de 12 a 20% do peso total, ao final do tratamento.

A sensação da saciedade que havia logo após a cirurgia é restabelecida. A frustração do insucesso é controlada e o paciente consegue restabelecer seus vínculos com a equipe de cirurgia bariátrica, retomando o controle da obesidade, que deve ser pela vida toda.