5 principais distúrbios emocionais causadores de Refluxo Gastroesofágico

5 principais distúrbios emocionais causadores de Refluxo Gastroesofágico

O nosso corpo é inteiramente interligado, e que muitas vezes as causas de uma patologia ou desconforto no organismo, está diretamente associado à nossa saúde mental, por exemplo.

Com o nosso estômago não poderia ser diferente. Todo nosso sistema digestivo tem uma conexão perpétua com o nosso cérebro.

Sendo assim, desequilíbrios emocionais, emoções fortes e constantes, podem levar a problemas graves, como o refluxo gastroesofágico.

Na intenção de alertar e orientar, separamos 5 principais distúrbios emocionais, que podem levar ao desenvolvimento, ou agravamento do refluxo do paciente.

1. Ansiedade

A ansiedade, naturalmente, é um gatilho emocional provocado para nos manter alertas em situações de perigo, ou, convertido para nossas necessidades modernas, para permanecermos o foco e a concentração em algo importante.

Porém, quando nossa rotina leva esse sentimento a um patamar que extrapola sua função primordial, o seu corpo responde de maneira agressiva, demonstrando que algo não está certo.

E claro, ocasionando um quadro de refluxo trazendo muito desconforto para o seu dia a dia.

2. Estresse

Muito ligado à ansiedade, o estresse é um fator emocional diretamente associado ao refluxo gastroesofágico.

Isso porque, quando nos encontramos em situações estressantes, os níveis de ácidos gástricos se elevam em nosso estômago agravando os sintomas do refluxo.

3. Compulsão alimentar

Um fato que também podemos levar em conta nos sintomas de refluxo, é a compulsão alimentar, em decorrência do estresse e da ansiedade.

Mas como isso ocorre? Quando há um quadro de desequilíbrio emocional, uma das formas mais comuns de se descontar todos aqueles sentimentos conturbados, é na alimentação.

E nessas horas, o maior foco é a ingestão de comidas com baixíssimo ganho alimentar, que são uma das principais origens do refluxo gastroesofágico.

4. Depressão

A depressão é como se fosse o conjunto da obra de diversas situações, e que trazem diversos malefícios para todo o corpo do indivíduo.

Dependendo do nível do quadro depressivo, o paciente opta por hábitos nada saudáveis para o seu dia a dia, desde uma alimentação desregrada, noites mal dormidas e assim por diante.

Tudo isso resulta em um cenário perfeito para o desenvolvimento de refluxo.

5. Hábitos danosos como cigarro e excesso de bebidas alcoólicas

Unindo todos esses quadros emocionais, um sintoma que pode levar ao desenvolvimento grave de refluxo, está ligado à ingestão de bebidas alcoólicas em demasia e o uso de cigarro.

O fumo, falta de auto-controle levando a abusos de álcool e cigarro, são respostas do cérebro na busca por um alívio do estresse, ansiedade, entre outros fatores emocionais já citados.

O consumo de cigarro altera a produção de saliva que ajuda a prevenir a ação de ácidos no estômago.

Enquanto que o beber álcool em muita quantidade torna o processo de digestão lento, piorando o refluxo e causando irritação no revestimento do estômago.

A dica é procurar um auxílio multidisciplinar, que abarque o tratamento não do refluxo, como também ofereça um acompanhamento psicológico para trazer hábitos mais saudáveis ao seu dia a dia.

Caso você já tenha passado por um refluxo, gerado por algum desses distúrbios emocionais, deixe nos comentários como você fez para superá-los! Com certeza vai servir como uma motivação para outras pessoas procurarem ajuda.

Alguma Dúvida? Entre em contato com a Clínica Endoscopia Ecoville e saiba mais!

Colonoscopia e Retossigmoidoscopia: Qual a diferença?

“5 principais distúrbios emocionais causadores de Refluxo Gastroesofágico”

Agende sua consulta na Endoscopia Ecoville em Curitiba

Endoscopia Ecoville – Cirurgia Bariátrica
www.endoscopiaecoville.com.br
(41) 3156-0141 | 30289598
(41) 9 9107-6249 | WhatsApp
Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Responsável técnico: Dr. Daniellson Dimbarre (CRM 14077)
Endoscopia (RQE 16791)
Cirurgia do Aparelho Digestivo (RQE 8021)
Cirurgia Geral (RQE 662)

Assuntos Relacionados

Dr. Daniellson Dimbarre

You must be logged in to post a comment