Álcool causa queimação no estômago?

Sentir dor no estômago após ingerir bebidas alcoólicas pode ser mais comum do que se imagina. Muitas pessoas sentem desconforto facilmente com o aumento do ácido no estômago ocasionado pelo alcoolismo. Contudo, dores severas e frequentes, muitas vezes causadas por uma pequena quantidade de álcool, podem ser sinal de um problema ainda mais grave.
O QUE ACONTECE NO SISTEMA GASTROINTESTINAL?
Dentre os muitos sistemas de órgãos do corpo humano afetados pelo álcool, encontra-se o estômago. o órgão desempenha funções importantes e é o local de absorção do álcool na corrente sanguínea e, em menor grau, de sua quebra. O contato direto de bebidas alcoólicas com a mucosa que reveste esse trato pode induzir numerosas alterações metabólicas e funcionais — levando a alterações agudas e crônicas, relacionando-se a diversas doenças e dores constantes.
A QUAIS DOENÇAS A DOR NO ESTÔMAGO PODE ESTAR ASSOCIADA?
– Intolerância ao álcool: é uma condição que prejudica o organismo no processo de digestão do álcool. Isso ocorre quando o intestino delgado não é capaz de produzir as enzimas necessárias para digerir o álcool. Ingredientes de cerveja como o dióxido de enxofre, conservantes e histamina podem ser o gatilho dessa intolerância. A má notícia é que essa condição não é curável, por isso é recomendado que você evite o consumo de álcool para evitar a dor de estômago, um dos maiores sintomas dela.
– Úlceras estomacais: são caracterizadas como feridas abertas que afetam o revestimento do estômago. As feridas podem também estar presentes no esôfago e no duodeno (porção inicial do intestino delgado). Os sintomas dessas úlceras estomacais são o desconforto abdominal após refeições e dores. Muitas vezes, o desconforto é associado à sensação de queimação antes de beber ou comer.
– Gastrite: o consumo de álcool, mesmo em pequenas quantidades, irrita a mucosa do estômago à medida que aumenta a quantidade de ácido no órgão. Isso pode provocar dor constante na parte superior do abdômen, e ainda é possível que outros sintomas como inchaço, vômitos, náuseas e diarreias estejam presentes. É válido lembrar que bebidas com menor teor alcoólico, como cerveja e vinho, aumentam os níveis de ácido do estômago e contribuem para o quadro da mesma forma que bebidas com teor maior.
– Pancreatite: além de causar a irritação do estômago como a gastrite, o consumo de diversas bebidas alcoólicas pode levar a um quadro de pancreatite (inflamação do pâncreas). Ela interfere no processo digestivo, causando dor abdominal intensa. Alguns casos de pancreatite crônica são provocados por cálculos biliares, mas cerca de 60% é devido ao consumo de álcool.
COMO PREVENIR E TRATAR A DOR NO ESTÔMAGO?
Ao notar com frequência essas alterações e dores no estômago, é necessário procurar o médico especialista para que ele tome as medidas necessárias para diagnosticar o caso e escolher a melhor maneira de tratar o quadro. Porém, algumas dicas sempre são válidas para prevenir ou diminuir possíveis danos:
– Ter uma alimentação saudável;
– Beber bastante água;
– Praticar exercícios regularmente.
Evitar a ingestão de álcool é a melhor maneira de prevenir possíveis danos ao seu estômago. Contudo, é preciso lembrar que a consulta com um especialista é fundamental para avaliar os seus sintomas e preservar sua saúde.
Agora você já sabe o que fazer se sentir dores de estômago constantes decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas.
A endoscopia Ecoville disponibiliza toda a assessoria, inclusive com terapias para recidiva de peso, como plasma de argônio.
Entre em contato e saiba mais!

Agende sua consulta na Endoscopia Ecoville em Curitiba
Endoscopia Ecoville – Cirurgia Bariátrica
www.endoscopiaecoville.com.br
(41) 3156-0141 | 30289598
(41) 9 9107-6249 | WhatsApp
Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR
Responsável técnico: Dr. Daniellson Dimbarre (CRM 14077)
Endoscopia (RQE 16791)
Cirurgia do Aparelho Digestivo (RQE 8021)
Cirurgia Geral (RQE 662)