As emoções podem afetar o estômago?

As emoções podem afetar o estômago?

Você por acaso já teve aqueles dias em que se sentiu muito irritado e depois de ter uma boa refeição se sentiu mais aliviado?

Ou então estava na expectativa por algum acontecimento, aguardando algo que o deixou nervoso ao ponto de ter uma dor de barriga?

Se a resposta foi sim, então esses são apenas alguns exemplos de como nossas emoções e o nosso sistema digestivo estão conectados.

Já se perguntou, por exemplo, como o nosso cérebro entende quando estamos com fome? Essa e outras situações envolvendo sinais vindos diretamente do nosso estômago, se explicam pelo simples fato de que o sistema digestivo tem o seu próprio sistema nervoso.

Diante desse fato, chegamos a conclusão de que nossa barriga e o nosso cérebro estão em constante comunicação, todos os dias de nossas vidas.

Portanto, emoções muito fortes podem afetar de diferentes formas o funcionamento do nosso estômago. Fatores psicológicos influenciam nas funções do sistema digestivo como um todo, desde as contrações intestinais, até secreção de enzimas digestivas.

Nossas emoções determinam se o nosso intestino é acelerado ou preguiçoso, dependendo do humor e estresse. Qualquer alteração emocional intensa e constante pode gerar alguns problemas muito conhecidos nossos, como:

Gastrite;

Refluxo Gastroesofágico;

-Síndrome do Intestino Irritável;

-Úlcera Gástrica;

-Prisão de ventre;

-Entre outras doenças mais graves.

Para evitar esses problemas o ideal é manter um acompanhamento médico adequado, seja junto a um gastro e um psicólogo. Assim você recebe uma melhor orientação sobre hábitos de vida que auxiliam na redução de níveis de estresse que possam estar afetando o funcionamento do seu sistema digestivo!

Precisa de ajuda para tratar sintomas de problemas digestivos? Entre em contato conosco através do site!

Alguma Dúvida? Entre em contato com a Clínica Endoscopia Ecoville e saiba mais!

Colonoscopia e Retossigmoidoscopia: Qual a diferença?

“Conheça o Hospital INC”

Agende sua consulta na Endoscopia Ecoville em Curitiba

Endoscopia Ecoville – Cirurgia Bariátrica
www.endoscopiaecoville.com.br
(41) 3156-0141 | 30289598
(41) 9 9107-6249 | WhatsApp
Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Responsável técnico: Dr. Daniellson Dimbarre (CRM 14077)
Endoscopia (RQE 16791)
Cirurgia do Aparelho Digestivo (RQE 8021)
Cirurgia Geral (RQE 662)

Assuntos Relacionados

Dr. Daniellson Dimbarre

You must be logged in to post a comment