Como o balão intragástrico ajuda no emagrecimento?

Como o balão intragástrico ajuda no emagrecimento?

O BALÃO INTRAGÁSTRICO é um dos métodos mais disseminados nos PROCEDIMENTOS BARIÁTRICOS. Porém, muitos pacientes ainda não entendem muito bem como ele pode auxiliar no emagrecimento.

A ideia deste post é para que você tenha maior clareza e segurança, caso leve adiante a introdução do balão intragástrico. Primeiramente vou explicar a QUEM ELE É RECOMENDADO e depois como ele atua efetivamente no EMAGRECIMENTO.

Quem pode colocar o balão intragástrico?

Para entender se a colocação do BALÃO INTRAGÁSTRICO é recomendado a você, antes de tudo realize um exame e faça a medição do seu IMC.

O procedimento é recomendado a pessoas que: possuem um IMC superior a 30kg/m²; IMC superior a 35kg/m²; ou que sofram com doenças associadas como pressão alta ou diabetes, por exemplo.

Não há uma faixa etária específica para a colocação do balão intragástrico, sendo considerado uma forma de tratamento em casos de grau de obesidade muito elevado.

Mas, para crianças recomenda-se esperar até passar a fase de crescimento, visto que o grau da doença pode diminuir durante esse período.

Como o balão age no emagrecimento do paciente

A técnica é muito simples, e muito eficiente na busca pela PERDA DE PESO imediata.

Com o paciente sedado, é introduzido a partir da boca mesmo, através de tubos flexíveis, um balão ainda vazio, no seu estômago. Tendo o balão posicionado, ele é preenchido com soro fisiológico, ou líquido azul.

Dessa maneira, o balão ocupa uma parte do espaço do estômago, diminuindo sua capacidade de armazenamento de alimentos.

Consequentemente, o paciente passa a ingerir menos alimentos, devido a sensação de saciedade que a presença do balão causa dentro do estômago.

Os resultados, em pouquíssimo tempo, é a perda média entre 13 a 18% do peso inicial. Isso sem a necessidade de internação.

Cuidados após o procedimento

O fator que você deve ter em mente após passar pela colocação do balão intragástrico, é a sua alimentação.

É imprescindível que se siga uma DIETA REGRADA, mesmo depois de sentir a perda de peso após o tratamento. Isso porque alguns pacientes que colocam o balão, resolvem cuidar da alimentação por conta própria.

A realidade é que, mesmo ingerindo menos comida, o paciente pode continuar com o hábito de consumir alimentos nada saudáveis. Gerando então um REGANHO DE PESO.

Sendo assim é essencial o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, contando com um nutricionista para receber uma dieta balanceada.

Espero ter elucidado um pouco mais sobre o balão intragástrico, seu funcionamento e cuidados. Um paciente bem informado é um paciente que se cuida melhor.

Se esse conteúdo ajudou a tirar suas dúvidas, deixe um SIM nos comentários!

Alguma Dúvida? Entre em contato com a Clínica Endoscopia Ecoville e saiba mais!

Colonoscopia e Retossigmoidoscopia: Qual a diferença?

“Como o balão intragástrico ajuda no emagrecimento?”

Agende sua consulta na Endoscopia Ecoville em Curitiba

Endoscopia Ecoville – Cirurgia Bariátrica
www.endoscopiaecoville.com.br
(41) 3156-0141 | 30289598
(41) 9 9107-6249 | WhatsApp
Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Responsável técnico: Dr. Daniellson Dimbarre (CRM 14077)
Endoscopia (RQE 16791)
Cirurgia do Aparelho Digestivo (RQE 8021)
Cirurgia Geral (RQE 662)

Assuntos Relacionados

Dr. Daniellson Dimbarre

You must be logged in to post a comment