Como o balão intragástrico ajuda no emagrecimento?

O BALÃO INTRAGÁSTRICO é um dos métodos mais disseminados nos PROCEDIMENTOS BARIÁTRICOS. Porém, muitos pacientes ainda não entendem muito bem como ele pode auxiliar no emagrecimento.
A ideia deste post é para que você tenha maior clareza e segurança, caso leve adiante a introdução do balão intragástrico. Primeiramente vou explicar a QUEM ELE É RECOMENDADO e depois como ele atua efetivamente no EMAGRECIMENTO.
Quem pode colocar o balão intragástrico?
Para entender se a colocação do BALÃO INTRAGÁSTRICO é recomendado a você, antes de tudo realize um exame e faça a medição do seu IMC.
O procedimento é recomendado a pessoas que: possuem um IMC superior a 30kg/m²; IMC superior a 35kg/m²; ou que sofram com doenças associadas como pressão alta ou diabetes, por exemplo.
Não há uma faixa etária específica para a colocação do balão intragástrico, sendo considerado uma forma de tratamento em casos de grau de obesidade muito elevado.
Mas, para crianças recomenda-se esperar até passar a fase de crescimento, visto que o grau da doença pode diminuir durante esse período.
Como o balão age no emagrecimento do paciente
A técnica é muito simples, e muito eficiente na busca pela PERDA DE PESO imediata.
Com o paciente sedado, é introduzido a partir da boca mesmo, através de tubos flexíveis, um balão ainda vazio, no seu estômago. Tendo o balão posicionado, ele é preenchido com soro fisiológico, ou líquido azul.
Dessa maneira, o balão ocupa uma parte do espaço do estômago, diminuindo sua capacidade de armazenamento de alimentos.
Consequentemente, o paciente passa a ingerir menos alimentos, devido a sensação de saciedade que a presença do balão causa dentro do estômago.
Os resultados, em pouquíssimo tempo, é a perda média entre 13 a 18% do peso inicial. Isso sem a necessidade de internação.
Cuidados após o procedimento
O fator que você deve ter em mente após passar pela colocação do balão intragástrico, é a sua alimentação.
É imprescindível que se siga uma DIETA REGRADA, mesmo depois de sentir a perda de peso após o tratamento. Isso porque alguns pacientes que colocam o balão, resolvem cuidar da alimentação por conta própria.
A realidade é que, mesmo ingerindo menos comida, o paciente pode continuar com o hábito de consumir alimentos nada saudáveis. Gerando então um REGANHO DE PESO.
Sendo assim é essencial o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, contando com um nutricionista para receber uma dieta balanceada.
Espero ter elucidado um pouco mais sobre o balão intragástrico, seu funcionamento e cuidados. Um paciente bem informado é um paciente que se cuida melhor.
Se esse conteúdo ajudou a tirar suas dúvidas, deixe um SIM nos comentários!
Alguma Dúvida? Entre em contato com a Clínica Endoscopia Ecoville e saiba mais!

“Como o balão intragástrico ajuda no emagrecimento?”
Agende sua consulta na Endoscopia Ecoville em Curitiba
Endoscopia Ecoville – Cirurgia Bariátrica
www.endoscopiaecoville.com.br
(41) 3156-0141 | 30289598
(41) 9 9107-6249 | WhatsApp
Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR
Responsável técnico: Dr. Daniellson Dimbarre (CRM 14077)
Endoscopia (RQE 16791)
Cirurgia do Aparelho Digestivo (RQE 8021)
Cirurgia Geral (RQE 662)