Doutor, tive reganho de peso após a bariátrica, e agora?

Doutor, tive reganho de peso após a bariátrica, e agora?

Você passou por todo o processo de preparação para a realização de uma cirurgia bariátrica, no pós-operatório seguiu todas as indicações dos especialistas que te acompanham, e após um certo período de tempo começou a sentir um reganho de peso, o que você pode fazer?

O reganho, ou recidiva como também chamamos, pode trazer toda a insegurança e medo que foram contornadas a partir do restabelecimento da qualidade de vida do paciente. E quando essa situação se apresenta, o que o paciente deve fazer para retomar o controle?

Abaixo você irá entender melhor quais as suas possibilidades, e antes de qualquer coisa, mantenha a calma, atualmente há opções acessíveis para poder corrigir o reganho pós-bariátrica. Vamos a eles?

“Doutor, tive reganho de peso após a bariátrica, e agora?”

Volta ao acompanhamento multidisciplinar

Na maioria das vezes, o reganho está ligado a um desvio comportamental do paciente, com abusos principalmente de doces, carboidratos e álcool, além do sedentarismo. E isso é considerado comum, afinal, passado certo tempo o paciente pode se sentir confiante o suficiente para não seguir à risca todas as orientações e restrições que garantem os benefícios da cirurgia bariátrica.

Dito isso, a maior recomendação que damos é: identificou um reganho de peso considerável? Contate sua equipe multidisciplinar, seu médico cirurgião, e a partir disso realize os exames necessários para descobrir a origem da recidiva.

Uma correção nutricional na dieta, a prática de atividades físicas regulares e até mesmo o acompanhamento psicológico podem dar as ferramentas ideais para contornar essa situação.

“Doutor, tive reganho de peso após a bariátrica, e agora?”

Abordagem clínica

Existe também a possibilidade de uma correção clínica, com o uso de alguns medicamentos prescritos pelo endocrinologista da equipe nos casos em que os tratamentos convencionais não surtiram os resultados esperados para resolver o reganho de peso.

Em alguns desses casos pode existir a necessidade de um novo procedimento cirúrgico, como por exemplo a conversão de uma técnica Sleeve para Bypass, há também a possibilidade de se realizar a endossutura gástrica e o plasma de argônio. O argônio é feito exclusivamente para pacientes que realizaram a bariátrica através da técnica de Bypass Gástrico.

Os cuidados pós-operatórios são para o resto da vida, e a principal orientação é que percebendo o reganho de peso, leve a questão ao seu médico e faça uma avaliação completa sobre o seu caso e assim obter as melhores soluções para combater a recidiva.

Aproveite e deixe nos comentários qual alternativa funcionou para você contornar o problema de reganho de peso!

Comente um UP se você chegou até aqui com a sua leitura!

Alguma Dúvida? Entre em contato com a Clínica Endoscopia Ecoville e saiba mais!

Colonoscopia e Retossigmoidoscopia: Qual a diferença?

“Conheça o Hospital INC”

Agende sua consulta na Endoscopia Ecoville em Curitiba

Endoscopia Ecoville – Cirurgia Bariátrica
www.endoscopiaecoville.com.br
(41) 3156-0141 | 30289598
(41) 9 9107-6249 | WhatsApp
Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Responsável técnico: Dr. Daniellson Dimbarre (CRM 14077)
Endoscopia (RQE 16791)
Cirurgia do Aparelho Digestivo (RQE 8021)
Cirurgia Geral (RQE 662)

Assuntos Relacionados

Dr. Daniellson Dimbarre

You must be logged in to post a comment