Meu refluxo vai sumir após emagrecer?

Meu refluxo vai sumir após emagrecer?

Para quem ainda não sabe, o refluxo é uma doença que atinge a região entre o esôfago e o estômago.

O refluxo ocorre quando o ácido estomacal retorna ao esôfago. Essa falha acontece devido a uma deficiência no esfíncter, uma espécie de válvula entre os dois órgãos que impede que o conteúdo no estômago suba.

Quando esse processo não acontece, surgem os famosos sintomas de queimação, dores na região abdominal, podendo levar até a dores na garganta, rouquidão, arrotos, inchaços, entre outros fatores.

E infelizmente, é uma doença com forte relação com o sobrepeso e os maus hábitos alimentares. Uma pessoa considerada obesa, por exemplo, tem 50% mais chances de desenvolver o refluxo gastroesofágico.

A parte boa é que existe sim uma forma de solucionar e aliviar os sintomas do refluxo, através de uma reeducação por parte do paciente, realizando um tratamento específico para o refluxo impactando diretamente em sua perda de peso. Entenda mais a seguir

O peso e o refluxo

Como dito anteriormente, o refluxo gastroesofágico tem maiores chances de se desenvolver em pessoas que contam com quadro de sobrepeso, ou obesas, pois apresentam maior pressão intra-abdominal, o que acaba “empurrando” os ácidos estomacais para cima gerando a má digestão e azia.

Diante disso, quando o quadro de refluxo é recorrente, ou mediante qualquer outro desconforto causado pelo excesso de peso, a pessoa deve consultar um especialista e avaliar quais as melhores medidas para contornar os sintomas e trazer mais alívio ao seu dia a dia.

Meu refluxo vai sumir após emagrecer?

Reeducação alimentar

Um dos principais pilares para promover o alívio do refluxo é aplicando uma reeducação dos hábitos alimentares. Estabelecer uma dieta mais saudável e equilibrada, evitando alimentos ricos em gordura, açúcar, e até aqueles que são considerados mais ácidos, é, de longe, a melhor alternativa.

Optar por alimentos ricos em fibra e mais leves, fracionando-os em porções menores durante as refeições, fortalece o sistema digestivo.

Meu refluxo vai sumir após emagrecer?

Outras formas de evitar o refluxo

Além de realizar modificações em sua dieta diária, existem certos hábitos que quando presentes em excesso, também podem ajudar no agravamento da doença, como fumar e ingerir bebidas alcoólicas com muita frequência.

Quando esses fatores fazem parte do cotidiano do paciente, eles favorecem o afrouxamento do esfíncter superior e causam sintomas como rouquidão, gotejamento pós-nasal e falta de ar, irritando a boca, a laringe e a traqueia.

Se você sofre dos sintomas de refluxo de forma aguda, procure um médico especialista para realizar um diagnóstico preciso e assim dar início a um tratamento adequado para o seu caso!

Este conteúdo foi útil para você? Então deixe um UP nos comentários!

Alguma Dúvida? Entre em contato com a Clínica Endoscopia Ecoville e saiba mais!

Colonoscopia e Retossigmoidoscopia: Qual a diferença?

“Conheça o Hospital INC”

Agende sua consulta na Endoscopia Ecoville em Curitiba

Endoscopia Ecoville – Cirurgia Bariátrica
www.endoscopiaecoville.com.br
(41) 3156-0141 | 30289598
(41) 9 9107-6249 | WhatsApp
Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Responsável técnico: Dr. Daniellson Dimbarre (CRM 14077)
Endoscopia (RQE 16791)
Cirurgia do Aparelho Digestivo (RQE 8021)
Cirurgia Geral (RQE 662)

Assuntos Relacionados

Dr. Daniellson Dimbarre

You must be logged in to post a comment