Quais problemas a endoscopia ajuda tratar?

Quais problemas a endoscopia ajuda tratar?

Sem dúvidas você já deve ter ouvido falar do exame de endoscopia, seja por ter realizado você mesmo, ou por algum conhecido e todas as histórias sobre como a pessoa fica um pouco grogue após o procedimento por conta da sedação.

Mas você tem alguma noção da quantidade de problemas que ela ajuda a diagnosticar e com isso preveni-los? Além disso, ela ajuda a emagrecer com tratamentos como balão gástrico, endossuturas (gastroplastia endoscópica) e plasma de argônio. A voltar a se alimentar como pelo implante de próteses e gastrostomias, e algumas vezes salva vidas como nos tratamentos endoscópicos para hemorragias digestivas. Entre tantas outras indicações.

Basicamente digo para meus pacientes: a endoscopia é o olho e as mãos do médico lá dentro do estômago ou do intestino.

O que é?

De maneira geral a endoscopia visa a avaliação, prevenção e tratamento de lesões presentes na mucosa do esôfago, estômago e duodeno, ou o primeiro segmento do intestino delgado.

Ela possui três tipos de indicações, sendo elas:

Diagnóstica: verifica causas de sintomas como queimação, regurgitação, dores abdominais e possíveis cânceres ou tumores no aparelho digestivo;

Terapêutica: aplicação medicamentosa via endoscopia para o tratamento de hemorragias digestivas, anastomoses, remoção de corpos estranhos, etc;

Ultrassonografia endoscópica: permite melhor visualização das paredes do esôfago, estômago e duodeno, assim como dos órgãos adjacentes (pâncreas e vesícula biliar);

“Quais problemas a endoscopia ajuda tratar?”

Que tipos de tratamentos são possíveis através da endoscopia?

O exame endoscópico dá a oportunidade ao médico de realizar tratamentos específicos no trato digestivo do paciente, a técnica por TIF para tratar do refluxo gastroesofágico, em que um dispositivo é colocado entre o esôfago e o estômago aliviando os sintomas e até liberando o paciente de medicações.

Além disso, é possível realizar tratamentos voltados para o controle da obesidade, como a colocação de balão intragástrico ou realização de endossuturas. E também oferece soluções para os casos de reganho de peso pós-bariátrica, com o método por plasma de argônio. 

Quais doenças são diagnosticadas e tratadas pelo exame?

Como dito anteriormente, o exame endoscópico é muito versátil, e é capaz de diagnosticar inúmeras doenças do aparelho digestivo. Entre as principais podemos listar:

• Tumores;

• Esofagites;

• Refluxo Gastroesofágico;

• Gastrites;

• Duodenites;

• Úlceras;

• Presença da bactéria Helicobater pylori;

Além dessas doenças, o exame auxilia na detecção precoce de cânceres do esôfago ou do estômago. A recomendação é que pacientes com mais de 50 anos realizem o procedimento com maior frequência.

Comente um UP se você chegou até aqui com a sua leitura!

Alguma Dúvida? Entre em contato com a Clínica Endoscopia Ecoville e saiba mais!

Colonoscopia e Retossigmoidoscopia: Qual a diferença?

“Conheça o Hospital INC”

Agende sua consulta na Endoscopia Ecoville em Curitiba

Endoscopia Ecoville – Cirurgia Bariátrica
www.endoscopiaecoville.com.br
(41) 3156-0141 | 30289598
(41) 9 9107-6249 | WhatsApp
Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Responsável técnico: Dr. Daniellson Dimbarre (CRM 14077)
Endoscopia (RQE 16791)
Cirurgia do Aparelho Digestivo (RQE 8021)
Cirurgia Geral (RQE 662)

Assuntos Relacionados

Dr. Daniellson Dimbarre

You must be logged in to post a comment